Em tempos de aquecimento global e avanços científicos, a tecnologia muitas vezes é vista como vilã na preservação do meio ambiente. A necessidade de manter servidores ligados 24 horas por dia e o consumo crescente de novos dispositivos eletrônicos são alguns dos fatores que impulsionam empresas a procurar alternativas para preservar o meio ambiente e diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera.
Uma das maneiras de fazer isso é plantar árvores para neutralizar o gás carbônico, e algumas empresas já estão fazendo isso por meio de serviços especializados. Para isso, árvores são plantadas de acordo com o número de visualizações que uma página recebe.
Para que uma árvore seja plantada por ano, é necessário uma média de oito mil pageviews. Este número foi elaborado com base na pesquisa GHG (Greenhouse Gas Protocol) do Instituto de Recursos Mundiais, juntamente com pesquisadores da USP que calcularam a proporção visualizações em relação com a emissão de carbono.
Um dos sites que utilizam este serviço é a empresa Locaweb, de hospedagem de páginas na internet. De 2013 até agora, a empresa já converteu 24 milhões de acessos no site em 435 árvores. Para o gerente de marketing institucional da empresa, Luis Carlos dos Anjos, a proposta é muito importante e deve ser seguida por outras empresas.
“Nossa participação foi tão bacana que nós incentivamos nossos clientes a utilizarem esse tipo de serviço também. Temos cerca de 250 mil clientes de hospedagem e fizemos um programa piloto para incentivar que eles também participem dessa ação”.
Para Rafael Seferian, da multinacional Staples, a conversão dos pageviews em árvores foi uma evolução no papel sustentável da empresa.
“Sempre tivemos algumas ações para preservar o meio ambiente. Ao invés de jogar fora papel, nós reciclamos, usamos papel reciclado, e essa parte de emissão de CO2 até então a gente n]ao fazia nada e foi uma oportunidade bem bacana”.
A prática deu tão certo que Seferian afirma que já pensa em expandir o programa para outras unidades da Staples, inclusive fora do Brasil.
“A empresa tem uma diretoria latina que cuida tanto do Brasil e da Argentina e estamos tentando colocar essa ação de transformar visualizações em mudas de árvores lá também”. Até agora, a empresa Site Sustentável, que faz o serviço de plantação das mudas, já introduziu 15 mil árvores na flora da Mata Atlântica que não foi escolhida a esmo, de acordo com a diretora da empresa, Mayra Gianoni.
“Todas as mudas são plantadas em Áreas de Preservação Permanente da Mata Atlântica porque elas são protegidas por lei e precisam de reflorestamento, já são áreas que estão bastante degradadas”. As mudas parte do projeto neutralizam até 237 toneladas de carbono lançados na atmosfera, compensando o gás carbônico produzido pelos servidores de internet que precisam ficar ligados 24 horas por dia.
Fora do Brasil, existem outras iniciativas de compensar a emissão de carbono. Uma delas é a Carbon Footprint, do Reino Unido. Ao invés de utilizar os acessos para plantar árvores, o site britânico conta com doações de usuários. Cada árvore pode ser custeada por 12 libras (cerca de R$ 56), e o usuário pode escolher em qual área da Grã-Bretanha a muda será plantada.
Fonte: R7
terça-feira, 16 de junho de 2015
terça-feira, 2 de junho de 2015
COMEÇOU - A FEIRA TRÊS LAGOAS FLORESTAL
Entre as atrações já confirmadas para o Três Lagoas Florestal estão:
- Mais de 160 expositores,
- Mais de 160 expositores,
- O 1º Simpósio Brasileiros sobre Iniciativas Ambientais das Atividades Econômicas – Ambienta,
- O 1º Simpósio Internacional de Inovação, Inteligência e Tecnologia para Florestas – INOVA;
- E o projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), Mais Floresta.
O evento tem como público alvo pesquisadores, empresários, agrônomos, pecuaristas, trabalhadores rurais, veterinários, agricultores, professores, estudantes e todos os demais interessados no tema do Três Lagoas Florestal, que é realizado pelo Painel Florestal em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental – Fundapam.
Para obter mais informações e se inscrever no evento basta acessar o site www.treslagoasflorestal.com.br.
Fonte: Noticias da Pecuaria
Assinar:
Comentários (Atom)
